Descição
Não sendo nem pretendendo ser uma unidade ou complexo hospitalar, o serviço a prestar à comunidade será complementar e de apoio ao serviço médico no âmbito da sua dinâmica geriátrica, abarcando especialidades especificas que permitam promover junto das famílias utilizadoras dos equipamentos, alguma tranquilidade na sua convivialidade familiar, dotando-a de meios capazes à satisfação das necessidades de cuidados médicos diversos, de enfermagem especializada e de identificação da dignidade humana que cada um terá direito. Sendo um serviço global de saúde, será um complexo que servirá todos os que dele precisarem com respeito, solidariedade e dignidade.
O local é único e por isso mesmo, qualquer solução exige um envolvimento onde subjaz preocupações ao nível da sua integração no meio em que se insere, tanto do ponto de vista arquitectónico como paisagístico e volumétrico, tendo havido o particular cuidado de cumprir escrupulosamente o que alvará contempla quanto a essa matéria, ponderando no entanto que como qualquer meio físico de lazer, dever-se-á manter numa perspectiva de manutenção das características da região onde se integra.
No projecto, por isso mesmo, optou-se por evidenciar a intemporalidade do futuro edificado através de matérias pétreas, sustentado pela contemporaneidade de novas soluções estruturais, cenograficamente destacando como pano de fundo, a Unidade com um todo, independentemente do desenho urbano já previamente estabelecido que trespassa objectivamente toda a intervenção construtiva.
Como solução arquitectónica usou-se a luz, funcionando com toda a naturalidade, tornando-a um dos elementos chaves do projecto. A claridade e a versatilidade que a luz natural proporciona, ao invadir o espaço a edificar e cruzá-lo longitudinalmente, serviu ela própria como elemento arquitectónico que dinamiza esse mesmo espaço e o enriquece.
É credível pensar-se que a harmonia contemporânea criada pelas soluções apresentadas, convidará certamente, depois de construído, a visitá-lo e experimentar todas as sensações que certamente provocará.
Comulativamente, pensamos que a edificação do complexo ora projectado, garantirá para além de uma correcta inserção urbanística e paisagística, a constituição de uma mais – valia para o tecido urbano envolvente, sendo certo que o estudo patenteia a utilização de critérios de composição básicos de desenho com equilíbrio, ritmo, harmonia e proporção, numa solução global sóbria, “não ostentatória e não sobrecarregada de elementos decorativos”, antes demonstrativo de elevada simplicidade e desejada qualidade.
Na restante área, procurou-se manter a morfologia existente, respeitando igualmente o estabelecido no alvará já referido, onde os espaços verdes e serviços complementares possam ser desfrutados pela população residente e não só.
Ficha Técnica
- Cliente: Privado
- Área de Intervenção: 16.539,00m²
- Área de Implantação: 8.454,00m²
- Área de Construção: 102.661,00m²